quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Drogas e o impacto socioambiental

Vários são os danos causados pelas drogas no meio ambiente natural e social, desde sua produção, extração, envolvimento, ingestão...
O vídeo abaixo é um resumo de seus efeitos nocivos reunidos num ambiente micro - a cracolândia, apresentando sua realidade em um tempo mínimo -  meses, por um jovem médico - 26 anos, mas que mostra a máxima das problemáticas de nossa sociedade em termos ambientais, sociais, de saúde e segurança pública, da falta de vontade política para solução.

Fonte: Blog Cracolândia dia-a-dia
Visite e acompanhe esta história de dedicação.

Este jovem médico não está mais entre nós, mas esta postagem busca contribuir para que sua coragem e determinação esteja sempre presente sensibilizando e movimentando positivamente nossas responsabilidades de cuidado. 

domingo, 14 de outubro de 2012

Dia do Professor e Educador Ambiental

Lei de 15 de outubro de 1827 manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império no Brasil.
Em 1968, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, através de um estudo interdisciplinar da relação entre o meio ambiente e a escola, entendeu que a educação ambiental não deve estar limitada a uma disciplina específica do currículo escolar. A partir daí, em 1999 surge a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795/99).


A Ecopedagogia como a pedagogia para o cuidado com a vida necessita das várias áreas do conhecimento abordando o respeito com a sua diversidade. Tais profissionais  trabalhando os vários temas,  interdisciplinarmente e transversalmente, contribuem significativamente com a educação para a sustentabilidade.


- Imagem da turma de Pedagogia UNISINOS/RS 1994 -

É a partir da família que introduz sua criança na educação infantil e no ensino fundamental que as gerações atuais são iniciadas nos conhecimentos, habilidades e atitudes que dão o norte para o seguimento da vida, das ações no cotidiano, das escolhas das profissões, da continuidade da educação...

Porém, conforme o professor Arno Bayer da ULBRA/Canoas RS, desde o início dos anos 1980,vem sendo crescente a falta de interesse dos jovens em optar pela docência. “Em função disso, os educadores estão envelhecendo e o cenário é assustador”, alerta o professor.
 Colocar e manter crianças e adolescentes na escola tem sido um grande desafio que envolve toda a sociedade e depende de sua vontade política em reverter o quado assustador já tão debatido.
A questão é:
não havendo estrutura e professores suficientes para educar a atual geração; não havendo nesta geração interesse em ser futuro e qualificado profissional da educação,
o que será da sociedade do futuro?