quarta-feira, 30 de maio de 2012

Integração Ecológica


 Na semana do Meio Ambiente 2012:

(clic na imagem para visualizar)

Recebemos um mundo com tamanhas riquezas que o grande desafio é saber usufruir os bens comuns, sem destruir.
Nesta sociedade, cujo conceito de riqueza é sinônimo de capital, a natureza, fonte de muito valor, está cada vez mais sendo delapidada (destruida, dissipada, dizimada, arruinada, roubada...).
Aí está a raiz da degradação dos ecossistemas e da perda de biodiversidade.
As religiões, pela sua importância cultural devem exercer influência positiva nas atitudes de seus seguidores e simpatizantes para que adotem posturas de paz e de cuidado socioambiental.
Tais lideranças, juntamente com outras mais, são educadores a orientar na condita sobre questões do cotidiano e no ambiente, como o respeito e a preservação da vida.
 "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo."

Gandhi

 Venha participar conosco!

2ª FEIRA – 04/06/12

19h30m - Mesa Redonda – Religiosidade e cuidado com a Natureza
Moderadora – Professora Maria Inês Pacheco
1. Irmão Antonio Cechin – Igreja Católica/Pastoral da Ecologia
2. Preletor Otaviano Brum - Seicho-no-ie do Brasil
3. Ministro Emerson Moure Etur – Igreja Messiânica Mundial do Brasil
4. Presidente Everton Alfonsin – FAUERS
5. Profa. Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho - Programa de Pós-Graduação em Educação PUC/RS/ Educação Ambiental como Educação Moral do Século XXI

3ª FEIRA – 05/06/12
19h30 -Seção Documentário: “Água - Ouro Azul” (1h30m)
sobre a escassez de água no mundo. O documentário demonstrará como o planeta se aproxima “rápida e perigosamente” de uma crise mundial por este bem essencial à vida.
Inspirado no livro “Ouro Azul”, de Barlow e Clarke, o filme venceu seis Festivais Internacionais em 2009, tendo sido premiado com o galardão de Melhor Documentário no Vancouver Internacional Film Festival, Melhor Documentário Ecológico no Newport Beach Film Festival, Melhor Documentário no European Independent Film Festival e no Beloit International Film Festival, e Melhor Documentário de Ambiente, no Tri-Media Film Festival e no Docufest Atlanta.

4ª FEIRA – 06/06/12
19h30m – Mesa Redonda – Ecopropostas
Moderadora– Professora Maxi Tavares de Quadros Coelho - Pedagoga
1. Peregrinação Ecológica – Presidente: Brasilio Ricardo Cirilo da Silva - Associação dos Amigos do Caminho de Santiago do Rio Grande do Sul - ACASARGS
2. Ecofeminismo – Náia Oliveira Sociológica /Pesquisadora
3. Ecogastronomia – Iolanda de Antoni – Técnica em Segurança Alimentar
4. Ecologia Humana/Ecopedagogia – Prof. Maria Inês Pacheco – Pedagoga, Orientadora Educacional, Sócioeducadora, articuladora do Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri.
5. Rio+20 - Pádula Rita Ferreira e Lucia Copelotti – Graduandas  PUCRS e UFRGS

5ª FEIRA – 07/06/12
Integração Ecológica das 9h às 16h
- Lançamento Estadual da 19ª Romaria das Águas do Guaíba


Encontros preparatórios:
- Comissão organizadora para a 19ª Romaria das águas
- 25º Encontro da Mística Feminina.

Ato Ecológico: recebimento de óleo de cozinha saturado, pilhas e remédios vencidos.

Exposições/Stands:
-produtos artísticos feitos com materiais recicláveis;
- Alimentação Orgânica e Sustentável.


Mostra de projetos – Arroio Araçá, Nosso Rio Guri, Herdeiros de Sepé Tiaraju, Eco Lógico


Oficinas –
Ikebana: harmonia e arte nos arranjos florais
Germinação de brotos e compostagem – Sr.Nelson Dihel
Histórias que dão Eco -  Pádula e Lucia
Alimentação Ecológica - Iolanda de Antoni
Oficina com garrafa pet- Construção de flores -  Pádula e Lucia


Jogos Educativos Ambiental – Jogos de Xadrez - projeto de Eco Lógico da ONG Embrião/Alvorada

Para saber como se desenvolveram as atividades visite:
http://romariadasaguasguaiba.blogspot.com.br/2012/06/2-feira-040612-mesa-redonda.html

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rede de proteção e cuidado do futuro da sociedade

É preciso, urgentemente, alertar sobre a dinâmica que tem envolvido a geração jovem no círculo vicioso das drogas, considerando "a magnitude do consumo de substâncias psicoativas e suas conseqüências no Brasil, especialmente o crack, associado ao contexto de vulnerabilidade de crianças, adolecentes e jovens" (1). Num compromisso concreto com esta geração, responsável pelo futuro da nossa sociedade, devemos cuidar os valores com os quais estamos criando este futuro: rapidez, praticidade, relações virtuais e descartáveis, consumismo, prazer imediato...
Há expressivas carências na relação humana, que levam a busca angustiante de algo que preencha um vazio, expressando-se de forma variada, conforme a condição social e o meio onde o indívíduo cresce, caracterizando-se por excessos & faltas.
  • A família, base neste crescimento, está, em grande parte, envolvida em contexto problemático dos mais variados. Muitas vezes, quem deveria cuidar, amar, são os que causam insegurança e sofrimento, ou não estão mantendo sua responsabilidade e compromisso com seus membros em pleno desenvolvimento, caracterizando violação, omissão e até abandono.
  • Por sua vez, a vulnerabilidade se mantém, quando a escola não consegue atender todas as necessidades pessoais e sociais de seus alunos (que se avolumam) para aprender e se desenvolver adequadamente.
  • As vulnerabilidades apontam riscos que trazem consequências para a saúde física, emocional e social das crianças, adolescentes e jovens, levando-os por caminhos e para escolhas cujos problemas se multiplicam, e que podem ser irreversíveis: drogas (dependência e tráfico), gravidez na adolescência, violências, infrações da lei, doenças transmissíveis, ...
  • Em vista de uma trajéria cheia de conflitos e inseguranças, a  desigualdade socioeconômica e de oportunidades atinge o jovem num outro formato quando este se encontra com idade para entrar no mundo do trabalho e a necessidade de sobrevivência é motivo para continuar num círculo vicioso e problemático, atingindo seus descendentes.
O que leva ao caminho das drogas, desde uma criança até o jovem, é de nossa responsabilidade: desde  a maneira fácil e rápida de ganho monetário como 'mula' em Trabalho Infantil; a confecção e o tráfico que levam o jovem a um Processo Judicial;  o uso para  fugir dos problemas e da falta de perspectivas; visão de mundo que dá proteção, prestígio e poder; busca de prazer e fortes sensações; por sentimento de pertencimento e aceitação social; para ter acesso a direitos e bens... É preciso que se estabeleça um compromisso na rede de proteção de crianças e adolescentes para que seu convívio e crescimento seja saudável e seguro para o futuro da sociedade.


(1) PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7179.htm

(3) PESQUISA: MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR (PDF)

http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v20n01/v20n01_11.pdf

de vulnerabilidade, risco pessoal e social.
http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/MCA/Censo/Terceiro_Censo/8_SUAS.pdf

domingo, 6 de maio de 2012

"Falta de cuidado compromete..."

..'...não basta ter água, a água tem que ser boa e constante."
Reportagem apresentada pelos Programas Globo Natureza e Globo Rural
A fala de uma familia de agricultores aponta a importância do conhecimento e do cuidado para a proteção da natureza e da própria vida. Durante a reportagem sobre o PROGRAMA ÁGUA LIMPA, de Caxias do Sul/RS, jovem coloca que se a família soubesse das alternativas para preservar e proteger suas nascentes, quando ela ainda era criança, não teriam definido ir embora das terras e teriam iniciado bem mais cedo a operação para garantir o abastecimento.