sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ecopedagogia, Espiritualidade, Participação...

A participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.

Evidentemente, a religião, por si só, não nos fornece a chave dos problemas.

Como afirma Boff (2004:21),

Ela pode seguramente revitalizar uma dimensão da existência, o espaço institucional do sagrado e reforçar o seu poder histórico-social. Mas não necessariamente gesta um modo de ser mais solidário e compassivo. Nem ipso facto origina uma espiritualidade capaz de tudo religar e de tudo fundar na Fonte originária... O decisivo não são as religiões, mas a espiritualidade subjacente a elas. É a espiritualidade que une, liga e re-liga e integra. (2004:21)

Essa espiritualidade, que pode ser desenvolvida através das religiões ou simplesmente por uma relação telúrica entre o homem e a natureza, é não apenas um dos princípios da Ecopedagogia, como também um dos caminhos que possibilitará a humanização da prática democrática dentro da escola, formando o cidadão ético, comprometido não apenas com o outro, mas também com o meio em que vive. Citando novamente Boff, “Cuidar do espírito significa cuidar dos valores que dão rumo à nossa vida e das significações que geram esperança para além de nossa morte. Cuidar do espírito implica colocar os compromisso éticos acima dos interesses pessoais ou coletivos.” (2004:151)

Uma gestão democrática que não se preocupe com a dimensão espiritual escolherá, democraticamente, uma vivência menos humana da Democracia em todos os níveis de funcionamento da escola. Ao contrário, a gestão que priorize a formação espiritual da comunidade escolar propiciará uma experiência educativa mais comprometida com os objetivos da Ecopedagogia, criando as condições para que a ecoformação de fato ocorra no cotidiano da escola, contribuindo para a formação da sociedade planentária.


Fonte:Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.17, julho a dezembro de 2006.
O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
Hilda Gomes Dutra Magalhães - Doutora em Teoria da Literatura, Fundação Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente -77.010-000- Palmas- Tocantins-Brasil, hildadutra@uft.edu.br.
http://www.remea.furg.br/edicoes/vol17/art7v17a16.pdf